Uma conta de luz alta pode ser um grande vilão do orçamento das empresas e residências. Por isso, é tão importante saber como economizar energia elétrica.
Os principais problemas têm duas causas principais: hábitos ruins e uso excessivo de aparelhos que provocam este aumento.
O mais importante para ajudar a diminuir o valor da conta é reconhecer o que pode provocar altas, e é isso que iremos te ajudar a fazer a seguir.
6 Dicas de como economizar energia elétrica
Para saber como economizar energia elétrica, você deve ter muita atenção aos eletrodomésticos e às formas de iluminação utilizadas no imóvel, a seguir, listamos as melhores alternativas para reduzir o valor da conta.
1- Cuidados com a geladeira
Muitos hábitos ruins com as geladeiras podem fazer com que elas gastem mais energia. Isso pode ser um problema, afinal, esse eletrodoméstico pode representar até 30% do consumo total de energia.
Entre algumas precauções que você pode tomar para reduzir o gasto deste eletrodoméstico, estão:
- Ao comprar uma geladeira, verifique a etiqueta de consumo de energia para optar pela mais econômica;
- Deixe-a em um local arejado ou ventilado, de preferência longe do fogão;
- Observar se a borracha está vedando o eletrodoméstico completamente;
- Não forrar a grade na parte de trás, facilitando a circulação de ar;
- Esvaziar e desligar a geladeira, caso precise passar muito tempo fora de casa.
2- Cuidados com o ar-condicionado
O ar-condicionado é o mais novo vilão das contas de energia e provoca aumentos especialmente no período de primavera e verão.
Veja atentamente as dicas para este aparelho, pois a redução do seu consumo pode fazer uma grande diferença nas finanças:
- Higienize o filtro do ar-condicionado para acionar o temporizador menos vezes;
- Escolha um aparelho no tamanho ideal para o ambiente que você busca;
- Não ligue o ar-condicionado em locais com portas e janelas abertas;
- Instale o eletrodoméstico, de preferência, onde não bate sol;
- Lembre-se que, quanto menos frio estiver, menor será o gasto.
3- Cuidados com o chuveiro
O chuveiro também é considerado um dos principais aparelhos que impulsionam o aumento da conta. No entanto, precisamos utilizá-lo constantemente e, por isso, é bom ter critério na hora de tomar banho.
- Prefira tomar banho fora do horário de pico, que vai de 18h às 21h, pois o custo nesse horário é maior;
- Feche o chuveiro ao se ensaboar;
- Quanto mais baixa for a temperatura selecionada, menor será o gasto.
4- Busque alternativas de iluminação
O avanço das tecnologias de lâmpadas proporcionou alternativas muito econômicas, como o LED, que pode proporcionar uma economia de luz de até 80%.
Você também pode ir além e apostar na iluminação natural dos ambientes. Também é possível utilizar tons claros nas paredes e tetos para ajudar a refletir melhor a luminosidade.
5- Atenção ao gasto dos eletrodomésticos
Os eletrodomésticos modernos vêm com etiquetas de fábrica que contêm informações sobre o consumo de energia, permitindo que o consumidor opte pelas alternativas mais econômicas.
Se a opção mais econômica for mais cara, considere fazer um cálculo para ver se compensa pagar o valor mais caro, afinal, você terá o retorno deste investimento.
Depois de optar pela melhor alternativa, lembre-se de retirar os aparelhos da tomada quando terminar de usá-los.
Itens como televisões, notebooks, dvds, entre outros, também possuem a opção stand by, na qual o aparelho ainda continua consumindo energia, apesar de aparentar estar desligado.
Eletrodomésticos que mais consomem energia
- Ar-condicionado;
- Geladeira;
- Videogames;
- Micro-ondas;
- Chuveiro elétrico;
- Cooktop elétrico;
- Televisão;
- Carregadores de celular.
6- Invista em energia solar
A energia solar fotovoltaica pode gerar até 95% de economia na conta de luz, já que utiliza um sistema capaz de produzir e armazenar eletricidade para o uso residencial ou comercial.
Com isso, se torna uma opção muito interessante para quem está buscando economia, principalmente em locais onde o gasto é maior.
Não é por acaso que esta é a fonte de energia que mais cresce no país, afinal, o retorno do investimento compensa bastante.
Se você quer conhecer mais sobre a energia solar, clique aqui para falar com um especialista no assunto. Ele poderá tirar suas dúvidas e te ajudar a gastar menos dinheiro na conta de luz.
Essas foram as nossas dicas de como economizar energia elétrica, não se esqueça de ser muito criterioso com cada eletrodoméstico e fonte de iluminação, pois isso é o que fará toda a diferença.