Conheça os Diferentes Tipos de Energia Solar

Diferentes Tipos de Energia Solar

Conhecer os diferentes tipos de energia solar ajuda a entender a versatilidade deste tipo de sistema, e isso é algo fundamental.

Afinal, estamos falando de uma forma de energia inesgotável, que pode ser facilmente utilizada em qualquer tipo de instalação. Mas, ao mesmo tempo, cada um dos sistemas possui uma finalidade apropriada.

Por isso, neste texto vamos falar mais um pouco dos tipos de energia solar para que você possa tirar maior proveito de cada uma delas.

Os Tipos de Energia Solar

Há três tipos de energia solar que são utilizadas de forma bastante distintas entre elas, veja quais são:

Energia Solar Fotovoltaica

Grande parte das pessoas, quando pensam em energia, mesmo que não saibam, estão se lembrando da energia solar fotovoltaica. Isso se deve à maior popularidade deste sistema em relação aos demais.

Quando vemos aquelas usinas com várias placas, ou até mesmo uma instalação simples em cima dos telhados da casa, estamos diante de um sistema de energia solar fotovoltaica.

Essas placas são feitas de materiais semicondutores, como o silício, que são capazes de converter os fótons da luz solar em elétrons, gerando uma corrente de energia.

As estruturas podem contar com um uma ou mais baterias acoplada para gerar armazenamento de energia ou ser instaladas diretamente na rede elétrica da casa.

É esse mecanismo que viabiliza a diminuição no valor da conta de luz, pois a utilização da eletricidade armazenada pode economizar até 95% de energia.

Estamos falando de um dos tipos de energia solar que substitui a eletricidade convencional entregue pelas fornecedoras em todos os aspectos como: utilizar tomadas, lâmpadas, eletrodomésticos, chuveiros, etc.

Energia Fototérmica ou de Aquecimento Solar

Ao contrário do exemplo anterior, a energia fototérmica é voltada especialmente para o aquecimento de água, principalmente para chuveiros, e também pode ser facilmente instalada em qualquer tipo de habitação ou estrutura.

Seu mecanismo se dá a partir de painéis solares do tipo coletor solar térmico, que tem esse nome porque capta a energia térmica da radiação solar e a transfere para a água.

Com isso, a água armazenada fica aquecida em um reservatório térmico que conserva a temperatura, possibilitando que ela seja utilizada em dias mais frios.

Isso gera economia, pois os banhos quentes que utilizam fontes convencionais de eletricidade aumentam muito o valor da conta de luz.

Esse sistema pode ser de dois tipos: um por tubos a vácuo e outro com captadores que utilizam placas feitas de materiais condutores de corrente, como cobre ou alumínio, que possuem uma cor escura para ajudar na retenção de calor.

Esses captadores podem ser de diferentes tamanhos. Tudo depende da quantidade, em média, de água que será utilizada na instalação.

Esse sistema também conta com um apoio energético que fica conectado a uma fonte auxiliar de energia, pois quando a capacidade de aquecimento se esgota, é possível recorrer à rede elétrica ou a um sistema a gás, por exemplo.

Com isso, quando a radiação solar fica fraca por um período muito prolongado e os captadores não conseguem aquecer suficientemente, o usuário ainda assim conseguirá ter acesso à água quente. 

Essa tecnologia, porém, possui alguns inconvenientes, pois eventualmente dependerá da rede elétrica, o que a torna menos econômica se compararmos, por exemplo, com o sistema fotovoltaico.

Além disso, sua estrutura demanda reparos com mais frequência, pois seu material se desgasta mais facilmente.

Energia heliotérmica

A energia heliotérmica é voltada principalmente para as indústrias, pois sua estrutura é muito engenhosa.

Este sistema depende da construção de uma grande estrutura que envolve a instalação de um receptor com vários espelhos, que são concentradores direcionados para um receptor, que é uma torre.

A energia do sol é acumulada, podendo ser armazenada e, em seguida, transformada em energia mecânica e, posteriormente, em eletricidade.

É uma estrutura de média complexidade. Portanto, ao contrário das duas primeiras, não é indicada para qualquer tipo de instalação, pois também gera uma quantidade de energia muito alta, o que é desnecessário para alguns lugares.

Quais São os Melhores Tipos de Energia Solar?

Se você chegou aqui, viu que as diferenças de uso entre os tipos de energia solar são muito grandes e, para escolher a melhor opção, é preciso selecionar o que melhor atende a sua demanda.

A maioria das pessoas utiliza a energia solar para usos cotidianos do lar, comércio e outros tipos de instalação que precisam energia solar para diferentes utilidades.

Se você está em Governador Valadares (MG) ou região e também está buscando isso, o mais recomendado para você é a energia solar fotovoltaica. Você pode saber mais sobre os benefícios que este sistema pode oferecer especialmente para sua demanda clicando aqui.

A TechPrime é especialista em soluções de energia solar, priorizando sempre as tecnologias mais modernas. Fale conosco e tire suas dúvidas.

Links Para Leitura

Compartilhar:

Veja mais publicações