O Que é Energia Solar e Quais Suas Características?

O Que é Energia Solar

Você sabe o que é energia solar? Este nome dado às energias produzidas através da radiação solar, podendo gerar eletricidade a partir dos fótons ou do calor.

Essa energia é aproveitada por meio de sistemas de energia solar, que utilizam em sua maioria duas tecnologias diferentes: fotovoltaica e térmica.

Devido ao fato da luz e do calor do sol não se esgotarem e da tecnologia não gerar poluentes, a energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável.

A seguir, iremos explicar o que é energia solar, quais são suas características e conheceremos o seu potencial.

O Que é Energia Solar?

Como já antecipamos, a energia solar é convertida em energia elétrica e, com isso, consegue substituir outras fontes convencionais de abastecimento de luz.

Entre os dois principais sistemas, nós podemos citar:

  • Fotovoltaico: Sistema que utiliza placas de materiais semicondutores e que formam corrente elétrica quando entram em contato com a luz solar. Esta energia é armazenada e pode ser utilizada de qualquer forma.
  • Fototérmico: Sistema que utiliza coletores solares térmicos para captar o calor do sol e esquentar a água.
  • Heliotérmico: Uma grande estrutura que depende de um receptor em formato de torre, que capta energia solar, transformando-a em energia mecânica e convertendo em eletricidade. Normalmente, é usada por indústrias.

Agora que você já sabe o que é energia solar, vamos nos aprofundar nas suas características.

Características da Energia Solar

Por utilizar fontes renováveis e gerar menos poluição, a energia solar é considerada uma alternativa ecológica e nem mesmo os equipamentos de captação geram resíduos nocivos para a natureza.

Quando a instalação conta com algum sistema, utiliza a energia armazenada, o que reduz a dependência da luz distribuída pelas fornecedoras. 

Em outras palavras, isso quer dizer que esse tipo de sistema é mais econômico e, embora demande a instalação do sistema, a queda no consumo de energia acaba gerando um retorno de investimento que compensa bastante.

Os equipamentos podem ser colocados em qualquer tipo de instalação, comercial ou residencial, e muitas vezes chegam até mesmo em locais onde não há eletricidade distribuída por fornecedoras.

Também possui alternativas para recorrer a outras fontes de energia quando há pouca disponibilidade de luz solar. 

Embora em um país ensolarado como o Brasil isso aconteça bem pouco, é sempre importante contar com fontes de energia diversificadas para adotar este sistema.

A infraestrutura para gerar eletricidade a partir da luz solar é relativamente pequena e não demanda uma área muito extensa para a instalação, podendo ser colocada até mesmo em apartamentos.

Nas residências, as placas ou captadores normalmente ficam instalados no telhado. No entanto, a demanda de espaço depende da quantidade de energia que será preciso armazenar.

Potencial da Energia Solar

Agora que entendemos melhor o que é energia solar e quais são as suas características, é importante entender o seu potencial para avaliar seu desempenho na prática.

Em 2023, mais de 88% da capacidade energética do Brasil foram provenientes da energia solar e eólica.

Para se ter uma ideia, a expansão da capacidade elétrica no país foi de 7 GW, sendo que 3GW é proveniente da energia solar e 3,2GW da energia eólica.

Com isto, podemos dizer que 2023 foi o ano de maior incremento da capacidade de geração de energia solar que já houve no Brasil.

Atualmente, o Brasil conta com 18 mil painéis solares, e isto deve aumentar nos próximos anos, pois o governo anunciou por meio do PAC que fará mais investimentos em geração de energia.

Ao todo, serão R$73,1 bilhões investidos e há uma previsão de destinar R$41,5 bilhões apenas à energia solar fotovoltaica.

De acordo com o estudo da Wood Mackenzie, o crescimento da energia solar no mundo deverá ser de cerca de 320 GW em 2023.

A previsão é de que a capacidade global de energia solar cresça 4% ao ano nos próximos dez anos. Isso se deve aos incentivos e investimentos que os governos ao redor do mundo estão fazendo.

Esta mesma projeção aponta que o Brasil, atualmente, possui o oitavo maior mercado de energia solar do mundo, e pode se tornar o quinto dentro de dez anos. 

Conclusão

A energia solar tem como fonte a luz ou o calor do sol. A transformação destes recursos em energia elétrica depende da utilização de sistemas fotovoltaicos, heliotérmicos ou fototérmicos.

É uma energia que possui fonte inesgotável, não gera poluentes, a instalação do sistema não demanda muito espaço e proporciona redução na conta de luz, pois pode ser usado como substituto da distribuição convencional.

Conheça mais sobre os benefícios da energia solar e consulte uma avaliação para instalação do sistema fotovoltaico no seu comércio ou residência clicando aqui.

Links Para Leitura

Compartilhar:

Veja mais publicações