Sistema On-Grid: A Energia Solar Conectada à Rede

Sistema On-Grid: A Energia Solar Conectada à Rede

O sistema on-grid é derivado de um termo em inglês usado para se referir ao sistema de energia solar fotovoltaica conectado diretamente na rede de distribuição, desta forma, quando há falta de energia ele usa o excedente para suprir a falta. 

Esse sistema possui muitos benefícios, pois além de suprir a falta de energia que o usuário pode enfrentar no período menos ensolarado, não é preciso investir em baterias para armazenar energia.

Neste texto, iremos explicar como funciona este mecanismo e quais vantagens ele pode proporcionar para o consumidor.

Como Funciona o Sistema On-Grid?

O sistema on-grid usa a tecnologia fotovoltaica dos painéis solares, que captam os fótons liberados pelo sol e os convertem em elétrons, gerando uma corrente contínua de eletricidade.

Essa corrente contínua passa pelo inversor solar e é transformada em corrente alternada e, neste estado, entra na rede do imóvel e pode ser utilizada de qualquer forma.

Após esta etapa, o armazenamento do sistema entra em ação: quando há energia gerada em excesso, ele transfere o restante para a rede elétrica e gera créditos de energia.

Esses créditos podem ser utilizados em um momento de baixa radiação solar, no qual a produção de energia cai, como ocorre, por exemplo, nos períodos chuvosos.

O processo é monitorado a fim medir a geração de energia solar.

Qual é a Diferença do Sistema On-Grid e Off-Grid?

O sistema off-grid é aquele que faz o armazenamento de energia por meio de uma bateria ao invés de utilizar o sistema de distribuição para gerar crédito.

Neste caso, ao invés dos créditos, o excesso de energia armazenada pela bateria cumpre a função de gerar eletricidade para o imóvel nos períodos de baixa intensidade solar.

Com isso, diminui-se a dependência da concessionária, mas, por outro lado, o equipamento pode ser até 30% mais caro por causa da bateria que é utilizada.

Esta solução pode ser mais vantajosa para aqueles que moram em áreas rurais isoladas, no entanto, o sistema on-grid é a alternativa ideal para pessoas que moram em zonas urbanas ou em áreas com boa infraestrutura.

Quais são as Vantagens do Sistema On-Grid?

O entre as principais vantagens do sistema on-grid, podemos destacar que, além de ser mais barato, é 30% mais eficiente do que o off-grid. E, embora precise ficar conectado à rede, esta diferença acaba compensando por causa do sistema de crédito.

Além de suprir eventuais faltas de energia, o sistema de crédito ainda permite o autoconsumo remoto, ou seja, você pode transferir este crédito de um lugar para outro.

Por causa dessas vantagens, o off-grid acaba sendo uma alternativa apenas para os casos em que a pessoa não tem acesso a uma rede ou para os negócios que querem gerar a sua própria energia.

Para o restante dos casos, o sistema on-grid não apenas é o mais aconselhado como também é o mais utilizado.

Conclusão

O sistema on-grid é a melhor opção para quem quer investir em energia solar fotovoltaica, pois é mais eficiente, mais barato e também garante acesso ao sistema de crédito para suprir a eletricidade, se for necessário.

Se você é de Governador Valadares (MG) ou região, você pode conhecer mais sobre o sistema on-grid clicando aqui e conversando com um dos nossos especialistas da Techprime.

Links Para Leitura

Compartilhar:

Veja mais publicações