Os painéis fotovoltaicos são bastante versáteis, e podem ser instalados em condomínios, permitindo que haja energia solar em apartamentos.
Isso pode ser feito de diferentes formas, desde a geração de eletricidade para todo o prédio, ou para apenas um único apartamento.
Neste texto, iremos explicar cada detalhe da instalação e como ela pode ser feita para cada tipo de situação.
Como Funciona a Energia Solar em Apartamentos
As placas solares normalmente ficam instaladas nos telhados das construções, por ser a área de maior exposição solar.
Há também uma questão de conveniência nisso, para não ficar no meio de uma área onde há locomoção de pessoas e também para que haja espaço suficiente para os módulos.
No caso dos prédios não é diferente, normalmente a área utilizada é a cobertura, que será descartada como possibilidade apenas nos casos em que o projeto arquitetônico indicar que não há esta possibilidade.
Quando isso ocorre, é utilizada alguma outra área comum do condomínio com grande exposição solar, que por sua vez é descartada apenas nos casos em que houver limitações muito severas.
A geração pode ser individual ou compartilhada, por isso é importante que os interessados avaliem com todos os moradores a possibilidade de instalar o sistema para ver qual é o mais vantajoso.
A seguir, falaremos mais sobre essas duas opções.
Tipos de Energia Solar em Apartamentos
Individual
Se apenas um morador quiser instalar um sistema fotovoltaico em sua casa, isso é possível, contanto que o imóvel tenha disponibilidade de espaço para fazer isso.
O morador pode solicitar autorização para o uso de uma área coletiva, mas caso não consiga, ele pode usar seu próprio espaço, caso ele esteja na cobertura, tenha um quintal ou ao menos uma varanda que tenha a área necessária.
Compartilhada
Além das soluções individuais, há também as que são compartilhadas, para o caso de todos os moradores do prédio quiserem dividir a energia produzida pelo mesmo sistema fotovoltaico.
Isso é possível graças à Resolução Normativa 687/2015 da ANEEL, que permite que diferentes consumidores façam compartilhamento de energia, desde que eles estejam na mesma área de concessão, o que vale para condomínios.
É importante lembrar que o sistema fotovoltaico on-grid produz créditos de energia quando o imóvel não consome tudo o que foi produzido pelas placas solares.
Este excedente pode ser utilizado em momentos de baixa produção, como por exemplo em períodos de chuva prolongados, como forma de compensação.
No caso dos apartamentos, o abatimento dos créditos ocorre na conta de cada unidade consumidora, o que acaba sendo uma vantagem para todos os moradores.
Esses créditos podem ser consumidos em até 60 meses, o que garante um bom tempo de uso desta energia economizada.
Quais as Vantagens da Energia Solar em Apartamentos?
Já falamos que uma das vantagens do uso da energia solar nos condomínios, é a capacidade de personalizar a distribuição para um ou vários apartamentos.
Mas além disso, também é possível gerar energia para áreas comuns, como corredores, escadas, áreas de lazer, piscina, etc.
E caso os moradores optem por utilizar energia solar apenas nas áreas comuns, mas não nos apartamentos, também é possível fazer isso.
Além da personalização, um dos pontos positivos mais conhecidos da energia solar fotovoltaica é a economia que ela proporciona em relação a outras fontes alternativas de eletricidade, que pode chegar até 95%.
Outra vantagem bastante conhecida, é que se trata de uma fonte de energia renovável, e que não gera gases poluentes nem qualquer outro componente que agride o meio-ambiente na produção de eletricidade.
Consulte Agora Mesmo uma Avaliação para ter Energia Solar em Solar em seu Apartamento
Se você é de Governador Valadares (MG) ou região, clique aqui e consulte agora mesmo a avaliação de um especialista e obtenha um sistema de energia solar em seu condomínio ou apartamento.
Garantimos soluções personalizadas para cada caso, para que você e até mesmo seus vizinhos usufruam das melhores vantagens da energia solar.