Kit de Energia solar: Quais são os seus componentes?

Kit de Energia solar: Quais são os seus componentes?

Um kit de energia solar é composto por várias peças, cada uma com um papel fundamental para que o sistema de energia fotovoltaico funcione em sua máxima potência. 

Contudo, muitas pessoas não sabem quais componentes compõem esse kit, podendo se confundir na hora de analisar o investimento em energia solar.

Para auxiliar nesse entendimento, preparamos um conteúdo que vai tirar todas as suas dúvidas acerca deste assunto, facilitando sua tomada de decisão. Continue a leitura para saber mais!

O que é um kit de energia solar?

O kit de energia solar é um conjunto de peças que compõem um sistema fotovoltaico, que usa captação solar para gerar energia. 

Dentro desse kit, cada peça tem a sua função, sendo todas de muita importância para o funcionamento correto do equipamento, permitindo uma produtividade mais efetiva possível.

É importante saber dessas informações, seja na hora da compra desses equipamentos, seja na hora de decidir o uso dessa tecnologia, de modo que não haja nenhuma dúvida sobre o que será instalado.

Com um diagrama sobre energia solar, fica ainda mais fácil entender como funciona todo o sistema, desde a captação até a distribuição da energia.

Quais os tipos de kits de energia solar?

Conheça melhor as opções de kit de energia solar e sua diversidade nos tópicos a seguir!

On grid

O sistema fotovoltaico on grid trabalha interligado com a rede da concessionária, captando a energia solar durante o dia e convertendo-a em energia elétrica. 

Esse processo é feito por meio de equipamentos como painéis solares, cabeamento e inversor.

À noite, ou em momentos nos quais não seja possível essa captação natural e por não contar com armazenamento de energia, o sistema utiliza a eletricidade fornecida pela rede da concessionária.

Nesse caso, o inversor solar tem papel fundamental, pois, por meio de sua instalação entre o gerador de energia solar e a rede da concessionária, é possível captar a corrente contínua e convertê-la, deixando-a pronta para uso.

Off grid

Já o sistema off grid tem autonomia suficiente para não depender da rede elétrica da concessionária, pois ele faz o armazenamento de energia com eficiência por meio de suas baterias que garantem o fornecimento de energia mesmo quando não há produção.

Esse modelo normalmente é utilizado em locais sem acesso à rede elétrica ou até para manter ativo algum equipamento sem interligação com a rede da concessionária ou até mesmo como fornecimento de energia em caso de emergência, funcionando como os nobreaks. Também pode ser usado em food trucks, barcos, entre outros.

Ao utilizar esse sistema, é necessário que se tenham alguns componentes, tais como painéis solares, baterias para armazenamento, inversor autônomo (híbrido ou similar) e controladores de carga quando esse não existir no inversor..

O sistema off grid requer um investimento financeiro maior, já que deve ser levado em conta as suas necessidades, o modo como será implantado, a carga a ser utilizada e o valor de potência. As baterias têm um valor relevante nesse contexto.

Grid zero

O sistema grid zero reúne algumas características dos sistemas já mencionados, pois é interligado com a concessionária, como o on grid, e não injetam energia na rede, como o off grid.

Essa alternativa é utilizada em situações em que o usuário não deseja injetar energia na rede ou a concessionária não permite a injeção. Por esse motivo, o usuário só usa o sistema para utilizar em cargas que estão ligadas quando o sistema está gerando. Quando o sistema não está gerando, utiliza a rede como fonte de energia.

Nesse sistema, é necessário que se tenham alguns componentes, tais como paineis solares, inversor híbrido ou similar, transformadores de corrente (sensores para informar ao inversor sobre o fluxo de potência para que não haja injeção na rede). É possível a utilização de baterias também. Se o usuário injetar energia na rede recebe multa da concessionária.

O sistema grid zero requer um investimento financeiro um pouco maior que o on grid, já que o inversor é normalmente mais caro, necessita de transformadores de corrente e às vezes de medidores. As baterias são opcionais.

Quais são as principais peças do kit de energia solar?

O kit de energia solar é composto por três partes: bloco gerador, bloco de condicionamento de potência e bloco de armazenamento. 

Cada parte é composta por peças fundamentais para o funcionamento correto do sistema. Vamos conhecê-las a seguir!

Bloco Gerador

Painéis solares

Os painéis solares são considerados o principal item do sistema fotovoltaico, pois são os responsáveis por captar a energia solar e convertê-la para energia elétrica. 

Eles são formados por células fotovoltaicas compostas por elétrons que, quando atingidas diretamente pela radiação do sol, produzem corrente elétrica.

A manutenção exige apenas uma limpeza regular, de modo a garantir seu completo potencial durante o funcionamento. 

É preciso, porém, sempre utilizar luvas de borracha e atentar a qualquer fio solto ou oxidado, que possa provocar algum acidente.

Antes de instalá-los, deve-se analisar bem o espaço disponível, a demanda de energia e o local onde será colocado, sendo o telhado o local indicado para soluções residenciais, devido ao acesso facilitado à luz solar. 

Seu tempo de vida útil, em condições normais, é de 25 anos e podem ser encontrados em três diferentes modelos: monocristalinos, policristalinos e filme fino. Ultimamente, quase que a totalidade das aquisições são de monocristalinos.

Estruturas de suporte

Como o nome já diz, são os materiais responsáveis por suportar os painéis solares. Para escolher corretamente essas estruturas, é necessário considerar o modelo dos painéis, o local que serão instalados e sua composição, além da inclinação que ficarão posicionados.

Cada tipo de telha tem um tipo específico de estrutura. A de solo é ainda outro tipo. Elas podem ser de estrutura metálica fixa ou com ângulo de inclinação ajustável, permitindo escolher o que melhor se adequa às necessidades da instalação.

Cabos

Os componentes são ligados por meio dos cabos, para que seja possível levar a energia até o seu destino. 

Também devem ser adquiridos de acordo com a instalação que será feita e do painel a ser utilizado, além da distância entre um componente e outro.

Confira os tipos de cabos utilizados:

  • Cabos CC (corrente contínua) — responsáveis pela interligação entre as strings (conjunto de paineis) e interligar essas ao inversor.
  • Cabos de ramal AC — que interligam o inversor à rede interna do local..

String box

É um pequeno painel de energia que abriga os componentes necessários para o seccionamento e proteção do bloco de geração.

Bloco de Condicionamento de Potência

Inversores

Se os painéis são considerados o coração do sistema fotovoltaico, os inversores podem ser chamados de cérebro desse equipamento. 

Sua principal função é converter a corrente contínua em corrente alternada, deixando-a pronta para uso pela maioria dos aparelhos eletrônicos nas residências.

Controladores de carga (podem ser embutidos no inversor)

Eles têm a função de proteger as baterias, controlando seu processo de carga e descarga, por meio de medições de tensão e controle de intensidade de corrente. 

Desse modo, a vida útil dos equipamentos é prolongada e garante-se mais eficiência na produção e no armazenamento de energia. Além disso, assegura o tempo de garantia oferecido pelo fornecedor.

Os controladores de carga são responsáveis por reduzir a intensidade da corrente à medida que a bateria se aproxima de sua carga máxima. 

Além disso, impede que seu descarregamento chegue a um nível que coloque em risco a integridade do equipamento. Outras características desse componente são:

  • Proteger contra corrente reversa;
  • Controlar a descarga;
  • Proteger contra sobrecarga;
  • Compensar a temperatura.

Painel de corrente alternada

Esse componente é responsável pela proteção e ligar/desligar o sistema todo. Ele possui normalmente disjuntores e dispositivos de proteção contra surtos de tensão, os DPS. Fica entre os inversores e a rede do usuário.

Bloco de Armazenamento

Baterias

Como já falamos do coração e do cérebro do sistema fotovoltaico, não poderia faltar o pulmão deste equipamento, sendo composto pelas baterias.

São elas que garantem o fornecimento de energia elétrica em sistemas autônomos (off grid), quando há pouca ou nenhuma incidência de radiação solar nas placas, sendo uma fonte alternativa de energia para que tudo se mantenha funcionando perfeitamente.

Como você pôde ver, o kit de energia solar é fundamental para o funcionamento do sistema fotovoltaico. Contudo, é importante investir em peças de qualidade, pois elas entregam durabilidade e garantem maior eficiência em longo prazo. 

Além disso, é indicado sempre obter mais informações sobre energia sustentável e seus benefícios.

Se você está em Governador Valadares (MG) ou região, e quer saber mais sobre os equipamentos do kit de energia solar, ou quer ter um sistema on grid na sua residência ou comércio, clique aqui e fale ou tire suas dúvidas com um especialista.

Links Para Leitura

Compartilhar:

Veja mais publicações