Conheça os Impactos Ambientais da Energia Solar

Conheça os Impactos Ambientais da Energia Solar

Os impactos ambientais da energia solar são muito pequenos em comparação com outras fontes de energia, especialmente as que liberam gases que contribuem para o efeito estufa ou que geram resíduos poluentes.

Por isso consideramos que, mesmo levando em conta os impactos ambientais causados pela manufatura e descarte das placas, a energia solar ainda é a que menos agride o meio ambiente.

Neste texto, além de explicarmos um pouco sobre os impactos ambientais da energia solar, também falaremos sobre as outras fontes de energia.

Quais São os Impactos Ambientais da Energia Solar

Impactos ambientais da energia solar na manufatura de placas solares

Podemos considerar que a poluição da manufatura das placas solares se concentra nos processos de extração da matéria-prima, como o silício e o alumínio, e na energia gasta durante a sua fabricação.

Algumas estimativas apontam que 85% do consumo de energia consumida dos sistemas fotovoltaicos ocorre durante o processo de manufatura.

No entanto, a energia produzida pelo equipamento pode compensar os gastos em um período estimado de 1,5 ou 2,5 anos, o que é pouco, considerando que a vida útil do equipamento é de 25 anos.

Impactos ambientais da energia solar no processo operacional

Durante o processo operacional, não há impactos ambientais consideráveis, pois o sistema fotovoltaico não emite gases ou resíduos poluentes.

A manutenção do sistema não demanda a utilização de água. Além disso, a energia que ele gera ao longo de sua vida útil compensa a que foi gasta no processo de manufatura.

Nesta etapa, fica bastante claro o motivo de o sistema fotovoltaico ser mais sustentável do que outras alternativas semelhantes.

Impactos ambientais da energia solar no descarte de equipamentos

Mesmo ao final da vida útil, é recomendado reaproveitar o equipamento, pois os materiais como o vidro, polímero e alumínio, que compõem a maior parte do sistema fotovoltaico, são recicláveis.

Ainda assim, há pessoas que optam pelo descarte do equipamento. Porém, quando isso é feito de forma irregular, pode ser bastante prejudicial.

Além de poluir a paisagem, pode haver danos para a saúde humana e meio ambiente, pois o sistema contém peças que podem liberar radiação.

Cada país conta com uma legislação específica para descartar a estrutura e é importante que o consumidor busque se informar sobre isso para que não haja maiores problemas.

Impactos ambientais da energia solar na manufatura de construção de usinas

O impacto ambiental causado pelas usinas tende a não ser muito grande durante a sua utilização, pois também não liberam poluentes e nem demandam manutenção com água.

No entanto, o que pode acontecer, de modo geral, são modificações na vegetação e alterações no ambiente na área em que uma grande usina for construída, já que a usina demanda terraplanagem.

Além disso, o espaço ocupado com os sistemas fotovoltaicos pode provocar mudança no comportamento dos animais devido à alteração ambiental.

E, assim como em qualquer outro tipo de construção, a poeira liberada pode prejudicar a qualidade do ar, além da poluição sonora causada pelo maquinário utilizado durante as obras.

Comparação dos impactos ambientais entre as fontes de energia

Energia fóssil

A energia fóssil demanda queima de petróleo, gás natural ou carvão para a sua produção e a combustão dessas fontes libera gases CO2, que contribuem para o efeito estufa, além de serem tóxicos e nocivos para a saúde.

A energia fóssil não é uma fonte de energia renovável, ou seja, são fontes de energia que demandam muito tempo para serem formadas e, por isso, podem se esgotar a qualquer momento.

Além disso, a extração dessas matérias primas pode causar impactos ambientais severos e provocar diversas alterações na fauna, flora e nas bacias hidrográficas.

Energia hídrica

O principal impacto causado pela energia hídrica ocorre durante a construção das hidrelétricas, pois provoca profundas alterações na paisagem natural.

Para usufruir desta fonte, é preciso desviar o percurso dos rios para outras áreas que não são alagadas, o que causa uma grande mudança em todo o ecossistema local.

Além disso, muitas pessoas que moram nas áreas em que ocorre a alteração do curso do rio precisam ser deslocadas, o que causa um impacto para a vida delas também.

No entanto, não há impactos significativos na utilização desse tipo de energia, pois não gera outras consequências e utiliza a água como recurso que, além de ser renovável, não é agressiva ao meio-ambiente.

Energia nuclear

A energia nuclear não possui uma fonte renovável. Além disso, seus dejetos são radioativos e podem causar diversos problemas ambientais.

Embora não sejam frequentes, os acidentes causados em usinas de energia nuclear são altamente devastadores para a natureza, além de serem fatais.

Além disso, as usinas nucleares utilizam água tanto para a refrigeração quanto para a geração de vapor para movimentar as turbinas, o que pode ser prejudicial para locais que possuem escassez de recursos.

Biomassa

A energia proveniente de biomassas utiliza recursos renováveis para a produção de energia, como bagaços de cana, madeira, lenha ou esterco.

O problema é que, muitas vezes, essas matérias-primas são provenientes de monoculturas, que provocam muito desmatamento, queimadas, aridez do solo e causam grandes mudanças ambientais que são bastante prejudiciais.

Outro problema ambiental deste tipo de produção é a utilização de água em seus processos, que também pode provocar a escassez deste recurso natural.

Energia eólica

A energia eólica também é renovável e não gera poluentes, porém, provoca alterações na paisagem que podem prejudicar a fauna.

Atualmente, já se observa que muitos animais mudam os seus hábitos com medo das turbinas e outros animais voadores se chocam contra elas.

Outro problema pode acontecer é a poluição sonora devido ao fato de as turbinas emitirem um ruído muito alto, o que pode ser um problema para aqueles que vivem próximo às instalações.

Conclusão

A energia solar fotovoltaica oferece muitas vantagens em relação a outras alternativas quando o assunto é impactos ambientais.

Seu impacto se concentra majoritariamente na manufatura de equipamentos, no entanto, a utilização do sistema pode compensá-lo em poucos anos.

Se você é de Governador Valadares (MG) ou região e quer saber mais sobre a energia solar e minimizar os seus impactos ambientais ou de sua empresa, clique aqui e converse agora mesmo com um especialista da Techprime.

Links Para Leitura

Compartilhar:

Veja mais publicações