Como Funciona o Painel Solar?

Como Funciona o Painel Solar

Para entender a energia solar, é necessário saber como funciona o painel solar, pois ele é o responsável pela produção de eletricidade de forma sustentável para os imóveis.

Neste artigo, iremos explicar como as placas captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Além disso, também iremos falar de outros mecanismos importantes deste sistema.

O que é painel solar fotovoltaico?

O módulo solar também é conhecido como placa solar. São os sistemas instalados no telhado do imóvel que captam a luz solar e a transformam em eletricidade.

Ele é composto por células fotovoltaicas feitas a partir de materiais semicondutores, normalmente de silício.

Suas dimensões são de cerca de 1,1m x 2,2m e o peso de cada módulo gira em torno de 29 kg cada. 

As potências dessas placas fotovoltaicas hoje em dia variam de 540 até 665 Watts.

Elas ficam localizadas na parte mais alta dos imóveis para facilitar a captação de luz solar. Cada projeto é dimensionado de acordo com o consumo de energia o qual determina a potência do sistema onde será instalado.

Como funciona o painel solar fotovoltaico

As placas de silício contam com duas camadas: uma positiva, em que há falta de elétrons, e outra negativa, com excesso deles, formando, assim, um campo elétrico.

Quando os fótons liberados pela luz solar chegam na placa, os elétrons da camada negativa passam para a camada positiva, gerando um circuito elétrico.

Quando isso ocorre, temos uma corrente elétrica contínua que passa por um inversor que é instalado juntamente com os painéis solares. Os inversores são responsáveis por transformar esta carga em corrente elétrica alternada.

Após este processo, a eletricidade é distribuída para todas as áreas do imóvel e pode ser utilizada para iluminação, utilização de eletrodomésticos, entre outras funções comuns a este recurso.

Para que serve cada peça do painel solar

Para entender melhor como funciona o painel solar, também é preciso entender a função de cada peça. Entre os materiais utilizados, podemos destacar:

  • Células fotovoltaicas: Peças feitas de cristal de silício ultrapuro responsável pela reação físico-química que aproveita os fótons para geração de energia elétrica.
  • Vidro fotovoltaico: Vidro temperado especial revestido com uma substância antirreflexiva para permitir que a luz penetre ao máximo no painel e não seja refletida.
  • Filme encapsulante para o painel solar (EVA): Filme selante responsável por proteger as células fotovoltaicas da oxidação. 
  • Backsheet: Filme branco que fica na parte de trás do módulo que serve para proteger os seus componentes e isolá-lo eletricamente.
  • Caixa de Junção: É um mecanismo que fica colado na parte de trás do painel que interconecta as placas que garante o funcionamento delas.
  • Molduras do painel solar de alumínio anodizado: Usadas para proteger o painel e evitar que ocorram trincas e rachaduras.

Como é feita a manutenção do painel solar

A manutenção do painel solar é feita de forma fácil, fazendo apenas uma limpeza simples quando se observar que está muito sujo.

Esta higienização é o que garante o bom funcionamento, uma vez que os detritos e a sujeira podem interferir na captação de luz e atrapalhar a produção de eletricidade.

Isso também evita que o equipamento se desgaste, o que pode gerar estragos e a danificação do painel, demandando reparos.

O consumidor também pode solicitar à empresa especializada a manutenção preventiva dos equipamentos do módulo para evitar maiores prejuízos. No entanto, a limpeza é a única tarefa indispensável.

Por que garantir o bom funcionamento do painel solar?

O bom funcionamento do equipamento evita a realização de reparos e a substituição do equipamento por um novo, além de garantir a plena produção de energia.

Equipamentos com camadas grossas de poeira podem ter uma perda de produção de energia em até 20%, o que não ocorre quando o sistema está limpo.

A higienização é demandada com maior frequência em locais onde há muita poeira e pouca chuva, como em áreas agrícolas, por exemplo, e pode ser feita de 6 em 6 meses.

Ao considerarmos que a economia na conta de luz pode chegar a 95%, estamos falando de redução de gastos e um aumento substancial na economia.

Se você quer saber mais sobre como funciona o painel solar, clique aqui e fale agora mesmo com um especialista no assunto.

Se você é de Governador Valadares (MG) ou região, pode aproveitar e fazer um orçamento para instalar o sistema fotovoltaico ou para aderir a um plano de monitoramento que inclui a limpeza das placas na sua empresa, residência ou estabelecimento comercial.

Links Para Leitura

Compartilhar:

Veja mais publicações